NR 12 - Por onde Começar
NR 12 - Segurança no Trabalho em Maquinas e Equipamentos
Criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador.
Muito comentada e relatada por diversos profissionais da área, a norma é uma das mais importantes e extensas das 36 normas regulamentadoras da Consolidação de Leis Trabalhistas. Obtivemos várias atualizações com a expanção e o avanço da indústria nacional. A última alteração ocorreu por meio da Portaria Nº 916 do Ministério da Economia, de 30 de julho de 2019.
A NR 12 especifica claramente que informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação ao final da vida útil sejam documentadas de forma fisica ou digital.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) comentou que “a principal evolução, pactuada entre empresas e trabalhadores, é o fato de a norma não mais especificar o “como fazer” na adequação de máquinas e equipamentos. Em seu lugar, a regra muda o enfoque para a apreciação do risco e passa a prestigiar soluções de engenharia que sejam eficazes em cumprir os princípios de segurança”.
Todo equipamento ou Maquinário deve estar adequado nas diretrizes da norma, seja ele novo ou usado, sendo necessário um profissional habilitado que ira fazer uma avaliação minunciosa desenvolvendo uma apreciação dos riscos pertinentes a operação e manuseio da maquina conforme as Normas ISO 12100 e ISO 14121-2, um check list da NR12 verificando as conformidades com evidencias, emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.), um registro de Manutenções, e garantir que o equipamento possua Manual de operação e manutenção do fabricante. Também é exigido segundo a NR12 a capacitação dos operadores do equipamento, no qual deve ser treinado e arquivada as ducumentações desse treinamento, como: Material didatico; Lista de presença ou certificado; Currículo dos Ministrantes; e avaliação dos participantes.
Nós da DNSengenharia entregamos a você essa solução pronta, afim de garantir a segurança em sua operação e a qualidade no seu processo.